Sunday, May 4, 2014

Halong Bay (2-3/5/14)

Fotos: https://www.dropbox.com/sh/w0udp5rbcc4q7oe/fXxbI963Ll

Começamos o dia pegando um ônibus ate halong city. A viagem foi bem tranquila, aquela direção em slow Motion que ja mencionei. O guia nos disse que a velocidade máxima na highway é 70 km/h e  50 nas estradas normais. 

Ao chegar na regiao portuária de halong city tomei um susto. Eu esperava uma marina pequena e uma vila de pescadores mas nada disso, encontramos diversos resorts, condomínios residenciais e uma marina bem grande. 

Na marina apenas barcos pequenos de moradores locais ou barcos das empresas de turismo, nada de lanchas, iates ou jetski. A coisa me pareceu bem controlada. 

Embarcamos no nosso "cruzeiro" e fomos recepcionados com um suco de boas vindas. O staff do barco foi muito receptivo, o pessoal aqui sabe como tratar bem o turista. O guia nos explicou os procedimentos do barco, fomos para o quarto deixar as malas e voltamos para o almoço. 

O almoço foi farto e gostoso, nem tudo era fresco mas a comida estava muito boa. Depois do almoço subimos para o deck e o barco começou a navegar. 

Halong bay foi considerada umas das 7 maravilhas naturais do mundo pelo ONU e acho que eles estavam certos. São mais de 1900 ilhas montanhosas, uma água limpa e tranquila, o negocio é realmente muito bonito, é um passeio que vale muito a pena. 

Depois disso visitamos uma vila flutuante. Ha muitos anos um sujeito resolveu fixar residência no meio do nada e a comunidade surgiu. Hoje, até escola eles tem. Ao todo são 5 vilas, fomos na maior delas. 

É um tanto quanto curioso uma comunidade flutuante, nao estou falando de casas a beira do lago, a coisa aqui é no meio do nada mesmo. As casas ficam boiando. Eles sobrevivem vendendo peixes, frutos do mar e explorando o turismo. Regularmente barcos vem trazer água potável, combustível (para barcos e geradores) e recolher o lixo. 

Avistamos um barco de pesca estranho, com varias lâmpadas grandes e o guia nos explicou que eles usam a luz para atrair os peixes para a rede, nunca tinha visto nada parecido. 

Depois disso voltamos para o barco, tiramos um cochilo, apreciamos a natureza, jantamos e depois dormimos. 

Acordamos com um ótimo café da manha e depois fomos para a caverna (esqueci o nome). Você fica um pouco desanimado com a escadaria gigante mas quando entramos na caverna tivemos a sensação que valeu a pena. 

A câmara principal da caverna é gigantesca e muito bonita, foi bem surpreendente, além disso, tudo é muito bem sinalizado e conservado. O pessoal aqui tem a exata noção do que é turismo. 

Depois disso, almoçamos e pegamos o bus de volta para Hanói. 

De volta ao hotel fizemos o check out e jantamos por ali mesmo. O hotel nos surpreendeu mais uma vez, a comida era excepcional. 

O hotel nos providenciou um taxi e um funcionário do hotel foi com a gente ate a estação e nos deixou na nossa cabine. O serviço do hotel foi perfeito do começo ao fim.

Ah, e antes de irmos para a estação pegamos um cafe Bac Xiu (aquele com leite de coco e condensado) para viagem. 


2 comments:

  1. Cara, parabéns pelo relato.

    Me ajuda com uma coisa, você se lembra a hora que chegou de volta no Hotel depois do passeio para Halong Bay? Eu precisaria pegar um voo de tarde e queria saber se os horários eram compatíveis.

    Obrigado!
    Abraço,

    Felipe

    ReplyDelete
  2. Fala Penedo! Cara, lembro que peguei um trem no fim da tarde, mas nao me lembro ao certo o horario. Recomendo que envie um email para o hotel que fiquei hospedado http://www.hanoimomenthotel.com/, eles sao muito prestativos! Qualquer coisa eh soh mandar!

    ReplyDelete