Thursday, December 1, 2011

O mesmo erro duas vezes

Fotos: https://www.dropbox.com/sh/18xlevfyk4icrw3/AACcxEH6liNAfAv4e3eaI_5va?dl=0

Comecamos o dia com um cafe bem ocidental, fomos no starbucks que fica bem proximo ao nosso hostel. No link fotos do hotel e do starbucks. Depois disso fomos em direcao ao distrito de Ueno.

Aqui no japao eles usam a mao inglesa, e isso vale tambem para os pedestres, tem uma foto ai com as direcoes que devem ser seguidas nas estacoes. Ao tentar pegar o primeiro metro tivemos um pouco de dificuldade e perguntamos para o guardinha como proceder. Num ingles bem arrastado ele disse que deveriamos subir para a rua e entrar em outra estacao no fim da rua.

Chegando a Ueno nos deparamos com um loja de eltetronicos, nao resisti e fui dar uma sacada. Como iremos no distrito que eh conhecido como "Cidade eletronica", me limitei ao primeiro andar. Percebi que os precos aqui nao sao tao caros quanto imaginei, talvez eu compre alguma muamba para vender ai no Brasil

Uma coisa que reparamos desde que chegamos eh o uso de mascaras, aquelas da epoca da gripe suina, elas estao em todos os lugares, existem ate maquinas para voce comprar.

Entramos no Ueno Park e procuramos a entrada do Museu Nacional de Artes. Para a tristeza geral, o lerdo aqui nao olhou no guia qual o horario do museu, resultado, porta na cara, ele nao abre nas segundas. No parque existem diversas atracoes mas todas fecham segunda, entao resolvemos

Reignados, resolvemos seguir para Shinjuku, aonde fica o Tokyo Metropolitan Government Building, a mais famosa vista de Tokyo, dizem que em dias claros eh possivel ate avistar o Monte Fuji (o que nao foi o caso). Antes de subir pegamos uma fila bem grande e organizada, muita organizada. O elevador nos levou ao 45o andar, deu ate uma dor no ouvido de tao rubido que ele subiu.

Chegando la ficamos observando o mar de cidade que eh Tokyo, realmente a vista eh incrivel, e a cidade eh absurdamente grande. Aproveitamos e almocamos la mesmo, existia um cafe na torre de observacao, o prato diferente que pedimos foi um arroz com carne, um sabor muito diferente, nao se parece com nada que ja comi.

Reparamos que as porcoes sao pequenas, o suficiente para matar a fome, acho que isso explica a magreza desse povo, acho que os unicos gordos sao os lutadores de sumo (ossos do oficio).

Ao chegarmos ao terreo vimos um amontodado de reporteres, chegamos perto e um Sr de terno dava entrevista. Deviam existir umas 10 TVs e ninguem se atropelava, os jornalistas perguntavam em ordem, alem disso, voce nao escutava o que o cara nem os jornalistas perguntavam, ate na "bagunca" os caras sao discretos. Perguntei a um adolescente quem era o sujeito. Ele tentou explicar mas como o seu ingles era terrivel soltou um "schwarzenegger". Ai entendi, o cara era o governador de Tokyo, hollywood facilita a vida de vez em quando.

Bem, no fim da entrevista um japa com aparencia meio estranha (cabelo funk n lata - ta tudo ai nas fotos) comecou a berrando, os segurancas trataram logo de empurra-lo pra longe e o governador saiu. Bem, o manifestante esperou a entrevista acabar para protestar, ate pra fazer um protesto os caras sao ordeiros!!! Depois de afastar o sujeito, uns tres guardinhas ficaram conversando, mas sem nem encostar no cara.

Um detalhe curioso, os policias nao usam armas de fogo, para que usam apenas um cacetete. Vale lembrar que o indice de violencia aqui no japao eh quase zero. Por falar em seguranca, aqui nao se ve vandalismo, as maquinas que vendem bebida e comida ficam na rua e voce nao ve uma quebrada, voce nao ve uma pichacao.

Saimos do predio do governo e resolvemos ir para o Shinjuku Gyoen Park. Cometer o mesmo erro duas vezes eh burrice, bem, eu fui burro, o parque nao abre as segundas.

Depois do segundo vacilo, rumamos para Kabukicho, o distrito da luz vermelha. Encontramos uma padaria na estacao e resolvi ver se tinha algo interessante, para meu espanto, existia uma coisa parecida com pao de queijo, nao resisti e comprei. Realmente era pao de queijo, achei isso a coisa mais inacreditavel da face da terra. Talvez o pao de queijo tenha sido inventado aqui e ninguem sabe.

Por falar em limpeza, de novo, reparamos que nao existem muitas lixeiras na rua, na verdade voce custa a achar uma. Eh algo meio maluco, eh o lugar mais limpo que ja vi na vida e voce nao encontra lixeiras.

Uma coisa muito curiosa sao os fumodromos na rua, isso mesmo, existem lugares aonde os fumantes se reunem, na verdade sao latas de lixo (cinzeiro gigante), vou ficar devendo fotos. Achei que os japoneses fumam mais que os brasileiros, principalmente os jovens. Outro fato curioso eh que existem lugares aonde eh permitido fumar, voce ta la jantando e um nego fumando ao seu lado.

Bem, chegamos cedo a guacurus daqui, talvez por isso o lugar estivesse meio morto. Os moteis aqui sao bem discretos, nao se parecem com motel. Foi um passeio meio sem graca. Ao final chegamos num templo, os enquanto estavamos tirando fotos, percebemos como eh o ritual. O cara chega, bota uma moeda, toca um sino, reclina pra frente, volta, reclina pra frente e depois da uma rezadinha.

Antes de entramos na estacao para irmos pra Shibuya (aonde ele tem a sua propria Times Square) encontramos uma loja de frutas. Os precos estao ai nas fotos (1 real vale 41 yens) , 2 macas por 16 reais, um melao por 47 reais, surreal.

Antes de subir para Shibuya entramos num Food Show, eh tipo um feira-shop de comida. O lugar eh muito bacana, eh comida de todo tipo, varias lojas oferecem um pouco

Quando chegamos a Shibuya, por volta das 17:00 (aqui escurece muito cedo) tudo que eu imaginava sobre o lado agitado do japao se confirmou. Eh muita gente, voces nao tem nocao, eh muita luz, muita informacao, eh uma coisa inacreditavel, voces nao tem ideia, fiz ate um videozinho, mais tarde eu dou upload. Bem, mesmo com essa PORRADA de gente eles continuam ordeiros. O principal cruzamento de Shibuya eh algo colossal, e mesmo assim todos esperam o sinal fechar, nao lembra em anda a praca 7, os pedestres aqui sao muito educados. Chega a ser engracado, mesmo em ruas pequenas, se o sinal para pedrestre esta vermelho e nao existem carros, os caras nao atravessam, chega a ser hilario. Se nao me engano, foi esse cruzamento que apareceu no filme Lost in Translation.

Descobrimos que eh aqui que os jovens vem para passar o tempo, o numero de jovens eh incrivel, na praca da estacao vimos a estatua do famoso cachorro Hachico...
Hachiko foi um cão da raça Akita, que viveu por 12 anos no Japão. Um ano depois de seu nascimento em 10 de novembro de 1923 em Odate (na província de Akita no Japão), ele foi trazido para Tóquio por seu proprietário, Eisaburo Ueno. Ueno era um professor da Universidade de Tóquio e se deslocava para o trabalho todos os dias de trem. Um dia Hachiko acompanhou seu dono até a estação e à partir desse dia, passou a acompanhá-lo todos os dias de manhã e à tarde, ele ia sozinho e esperava pacientemente seu dono para voltarem juntos para casa.

Assim foi a rotina de Dr. Eisaburo Ueno e seu fiel companheiro até que em 25 de maio de 1925, quando Hachiko tinha 18 meses de idade, seu mestre não voltou. O cão esperou, como fazia todos os dias, às quatro horas da tarde, sem saber que seu mestre havia sofrido um derrame fatal e faleceu no local do trabalho.
.....

Nessa praca vimos muitos jovens, quando digo muito, eh gente pracalho, muitos fumando e quase todos com celulares na mao. No metro isso acontece tambem, reparei que no metro existem tres modos que eles se comporam: no celular, no livro ou dormindo..

Bem, o silencio observado nas ruas e no metro nao existe nas lojas de Shibuya, os vendedores ficam aos berros, eh muito estranho, voce ta la na loja de boa e o cara da um berro ao seu lado, realmente nao era uma coisa que eu imaginava.

Caminhamos mais um pouco e encontramos a coisa mais infernal que ja vi na vida. Eh parecido com um bingo, misturado com caca niquel. Eh um lugar com um barulho insuportavel, aonde os japoneses perdem horas num jogo que nao consgui entender a logica. Eles ficam la juntando umas bolinhas de metal para depois trocar por premios. Eles ficam vidrados na tela, parece que estao lobotomizados, vou postar um video, serio, eh um INFERNO o lugar, INFERNO.#


Antes de voltarmos pra casa, resolvemos procurar um restaurante, por incrivel que pareca, nao existe sushi a cada esquina. Pelo que entendi existem dois tipos de restaurante, os de comida quente e de comida fria (sushi), os segundos sao mais raros, e bem mais caros. Um prato quente custa uns 20 e poucos reais, um prato frio com 12 pecas uns 40 reais. Bem, mas como viajei isso tudo tive que comer um sushi. Eh, realmente eh outro nivel, o sushi eh incrivel, eh um sabor muito diferente do brasil. Valeu cada Yene. O restaurante era totalmente japa, nao vimos nenhum turista e a garconete nao tinha ideia de ingles, foi tudo na mimica.

Bem, depois disso foi pegar o metro e percorrer 19 estacoes ate o destinio final, Asakusa.

Agora eh tarde pacarai, amanha acordo cedo para ir no mercado de peixe e ainda nem tomei banho.

Aquele abraco




PS: estou muito cansado, entao escrevi o mail o mais rapido possivel.
PS2: o teclado desse PC do hostel eh um lixo, e o lugar das teclas eh um pouco diferente.
PS3: as malas chegaram

No comments:

Post a Comment